quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Falar Maranhense na Prática

O analista de sistemas maranhense Armando Henrique de Jesus resolveu, em um momento de ócio, escrever uma pequena história fictícia utilizando o máximo de expressões típicas da região que marcaram sua infância. O texto não demorou a se espalhar pela internet, mas este foi retirado da Revista Língua Portuguesa-Conhecimento Prático (edição de outubro 2010).


Um dia na vida de Reginete
Por Armando Henrique ("Piruca")

Reginete, a empregada da casa do Vieira, chega da Rua Grande toda querendo ser, de traca amarela, uma japonesa bandeirosa com pontuação 2 números acima da sua, rebolando e exibindo sua calça nova, daquelas bem apertadas e lá no rendengue, que comprou para sair à noite. Logo gerou um bafafá das invejosas de plantão.

- Olha a barata do Vieira. Quer se aparecer! Tá escritinha uma fulêra!
E tu parece uma nigrinha dando conta da vida dos outros - retruca à mulher Seu Barriga, que estava só coíra descansando em um pequeno mocho na porta de casa.

Porém, despertou também o interesse de toda a curriola da rua. A galera do chucho parou para secar a moça. Até quem tava no desafiado.
Guga largou de empinar seu papagaio aos gritos de "lá vaiii lá vaiii...", batendo tala, mas sempre na guina para lancear melhor e com uma bimbarra do freio reforçada e linha puída pelos amigos que o sabotavam pisando disfarçadamente, para admirar:
- Éguass Reginete! Tá pintosa como quê!
- Hmmmm piqueno. O que é heim? Só porque tô com minha calça nova? Comprei na Lobrás ontem tá?!
Victor, garoto que vivia cheio de curubas nas mãos por causa de suas carambelas no asfalto, desinformado, questiona:
- O que é Lobrás?
- É uma loja, abestado. Ao pegado da Mesbla. Defronte as Pernambucanas. Onde a gente vai sempre capar bombom - corta Guga.
Nesse momento, Caverna, o mais delegado das peladas, largou sua curica, feita de talo de coqueiro e folha de caderno, e veio, catingando que só ele, arrumar cascaria com Guga.
- O quê que tu quer?! A nêga é minha.
- Hmmmm tu quer te amostrar pros teus pariceiro? Te dôle um bogue!!!
- Me dáli??? Rapá, tu não me trisca!!!
E a galera vem zilada jogar lenha na fogueira.
- Éééésseeeeee!!! Tá falando da tua mãe!!! Chamou de qualhira!
- Ééélasss... eu não deixava!!! Cospe aqui - diz Dudu, que só andava na calha, estendendo a mão.

Mas Guga não entra na conversa dos amigos:
- Rapá, negada só querem ver a caveira dos outros!
- Ihhh gelão... cagou ralo heim Guga!!! Tá aberando!!!
Até que chega Lombo, o mais velho da turma, que jogava peteca naquele momento. Ele tinha o costume de quebrar as petecas alheias na brincadeira do cai, dando um china-pau com seu cocão de aço, principalmente se fosse numa olho de gato. Utilizava, também, o recurso do olhinho, mas dificilmente só bilava. Pediu limpo, completou matança nas borrocas e depois foi pro casa ou bola. Às vezes porco ou leitão visitando. Ele intervém gaguejando:
- Ê Caaaa-Caverna, tu tu tu já tá coisando os outros aí né?! Vai já levar um sambacu!
- Hen heim. Vamo já te dar um malha - confirma Guga, aliviado com a intervenção de Lombo.
- Hen heim - retruca Caverna imitando Guga com voz afeminada.
- Não me arremeda não!!! Olha o raspa!!!
- Ahhh... te lascar!!!
Depois do furdunço por sua causa, Reginete sai toda empolgada de lá e decide dar logo uma parada na quitanda da Zefinha, lembrando que seu Vieira havia pedido que ela comprasse alguns ingredientes para garantir o fim de semana, já que Dona Veridiana ainda não havia feito a Lusitana do mês.
- Oi Dona Zefa. Quero camarão seco pra botar na juçara da dona Veridiana e fazer arroz de cuxá. Me veja 3 Jeneves também, 2 quilos de macaxeira, um lidileite alimba, 2 pães massa fina e 4 massa grossa! Ahh... e uma canihouse pra eu fazer a base pra noite!
A senhora vai checar seu estoque no freezer e retorna:
- Ê essa outra... só tem Jesus. Vais querer? Vais querer quantas mãozadas de camarão?
- Três tá bom. E pode ser Jesus sim.
Ao chegar em casa com as compras, seu Vieira repreende a moça:
- Tu fica remancheando pra trazer o cumê. To urrando de fome aqui já! Cuida piquena!! Vou só banhar e quando voltar quero ver tudo pronto.
- Ô seu Vieira... o senhor é muito desinsufrido! Já to arreliada com uma confusão dos meninos na rua. Não me aguneia! Confie ni mim que faço tudo vuada! O senhor sabe que...
- Já seiii... tá bom... aí fala mais que a nêga do leite. Eu heim?! - seu Vieira interrompe.
Neste momento chega Marquinho, filho do seu Vieira, com a equipagem da Bolívia Querida toda suja. Sinal de mais trabalho pra Reginete.
- Menino, olha essa tua roupa. Tava num chiqueiro era? Vai ficar encardidinha! Isso não sai não! E esses brinquedos?! Tudo esbandalhado! Aí não tem jeito! Olha... tá só o cieiro (ou ceroto, como queiram)!
- Tava jogando travinha com os moleques! Não enche e me dá logo esse refri aí que to com sede.
- Hum Hum. Isso é do seu Vieira!
- Marrapá! Por quê?! Deixa de canhenguice, piquena!
- Deixa eu cuidar comigo que ainda quero sair hoje pra radiola no clubão! Vai rolar só pedra!
Passada a janta, Reginete já exausta lava a louça e reflete sobre seu evento da noite: "Já estou é aziada e as meninas não ligam. Amanhã começa mais um dia de trabalho e se sair hoje ainda fico lisa pro fim de semana!". A moça muda de idéia segue sua rotina. Todos os preparativos para a noite foram em vão? Nãããã! O importante foi chamar a atenção e não se achar mais uma no meio da multidão!

sábado, 30 de outubro de 2010

Teatro Empresa (Amazônia Sempre Amazônia - Vale, Parque Botânico)


Amazônia Sempre Amazônia, foi um trabalho realizado no Parque Botânico da Vale; as fotos abaixo, são alguns registros deste evento tão importante para cada um de nós e de como podemos preservar a Nossa Amazônia.


Geanne Sousa (Arara)

Djara Machado (Coruja)

Os Caçadores e a Árvore

A Árvore e a Onça

A Coruja fala sobre seu plano para pegar o Caçador Malvado


O Caçador Malvado encurralado!!!

Amazônia, nossa sempre serás...!!!

Os Caçadores e a Onça


O elenco é formado por: Djara Machado (Coruja), Claudina Silva (Onça), Ronald Sá (Caçador Lerdo), Arlete Máximo (Árvore), Gigi Moreira (Caçador Malvado) e Geanne Sousa (Arara)

Elenco de "Amazônia Sempre Amazônia"



Teatro Empresa (Brincadeira Tem Hora e Lugar - MPX)

O GRITA sempre trabalhou com diversos assuntos, tanto didáticos, educativos, informações importantes para seus clientes, que nesse caso, são as empresas. O Teatro Empresa do GRITA já tem um longo período, e nesse caminho profissional, a arte também é o melhor caminho para atender de forma simples e clara o desejo das empresas para com seus funcionários e a comunidade em geral. As imagens abaixo são resultados do trabalho bem interessante que realizamos com a empresa MPX, falando sobre as linhas de transmissão, que perigos podem ter, como a comunidade pode viver em segurança, sem ter receio... O espetáculo "Brincadeira Tem Hora e Lugar". Escritor por: Ronald Sá e dirigido por Gigi Moreira.


Iniciando o espetáculo "Brincadeira Tem Hora e Lugar". Escritor por: Ronald Sá e dirigido por Gigi Moreira.

Seu Alberto Alerta todos, agora a mensagem aqui é responsabilidade!

Mariquinha, Zezinho e Joãozinho

Joãozinho e Dona Inácia interagindo com o público local

Djara Machado (Mariquinha, irmã de Joãozinho) e Ronald Sá (Joãozinho)

Seu Alberto, técnico responsável pelas linhas de transmissão (Gigi Moreira) alerta o povo sobre o cuidado que devem ter...

Ronald Sá (Joãozinho) e Claudina Silva (Zezinho)



Arlete Máximo (Dona Inácia, mãe de Joãozinho) e Ronald Sá (Joãozinho)






sábado, 17 de julho de 2010

O MSN, por Arnaldo Jabor

Sempre odiei o que a maioria das pessoas fazem com os seus MSN’s. Não estou falando desta vez dos emoticons insuportáveis que transformaram a leitura em um jogo de decodificação, mas as declarações de amor, saudades, empolgação traduzidas através do nick.

O espaço ‘nome’ foi criado pela Microsoft para que você digite O NOME que lhe foi dado no batismo. Assim seus amigos aparecem de forma ordenada e você não tem que ficar clicando em cima dos mesmos pra descobrir que ‘Vendo Abadá do Chiclete e Ivete’ é na verdade Tiago Carvalho, ou ‘Ainda te amo Pedro Henrique’ é o MSN de Marcela Cordeiro. Mas a melhor parte da brincadeira é que normalmente o nick diz muito sobre o estado de espírito e perfil da pessoa. Portanto, toda vez que você encontrar um nick desses por aí, pare para analisar que você já saberá tudo sobre a pessoa…

‘A-M-I-G-A-S o fim de semana foi perfeito!!!’ acabou de entrar. Essa com certeza, assim como as amigas piriguetes (perigosas), terminou o namoro e está encalhadona. Uma semana antes estava com o nick ‘O fim de semana promete’. Quer mostrar pro ex e pros peguetes (perigosos) que tem vida própria, mas a única coisa que fez no fim de semana foi encher o rabo de Balalaika, Baikal e Velho Barreiro e beijar umas bocas repetidas. O pior é que você conhece o casal e está no meio desse ‘tiroteio’, já que o ex dela é também conhecido seu, entra com o nick ‘Hoje tem mais balada!’, tentando impressionar seus amigos e amigas e as novas presas de sua mira, de que sua vida está mais do que movimentada, além de tentar fazer raiva na ex.

‘Polly em NY’ acabou de entrar. Essa com certeza quer que todos saibam que ela está em uma viagem bacana. Tanto que em breve colocará uma foto da 5ª Avenida no Orkut com a legenda ‘Eu em Nova York’. Por que ninguém bota no Orkut foto de uma viagem feita a Praia-Grande – SP?

‘Quando Deus te desenhou ele tava namorando’ acabou de entrar. Essa pessoa provavelmente não tem nenhuma criatividade, gosto musical e interesse por cultura. Só ouve o que está na moda e mais tocada nas paradas de sucesso. Normalmente coloca trechos como ‘Diga que valeuuu’ ou ‘O Asa Arreia’ na época do carnaval.

‘Por que a vida faz isso comigo?’ acabou de entrar. Quando essa pessoa entrar bloqueie imediatamente. Está depressiva porque tomou um pé na bunda e irá te chamar pra ficar falando sobre o ex.

‘Maria Paula ocupada prá caralho ‘ acabou de entrar. Se está ocupada prá caralho, por que entrou cara-pálida? Sempre que vir uma pessoa dessas entrar, puxe papo só pra resenhar; ela não vai resistir à janelinha azul piscando na telinha e vai mandar o trabalho pro espaço. Com certeza.

‘Paulão, quero você acima de tudo’ acabou de entrar. Se ama compre um apartamento e vá morar com ele. Uma dica: Mulher adora disputar com as amigas. Quanto mais você mostrar que o tal do Paulão é tudo de bom, maiores são as chances de você ter o olho furado pelas sua amigas piriguetes (perigosas).

‘Marizinha no banho’ acabou de entrar. Essa não consegue mais desgrudar do MSN. Até quando vai beber água troca seu nick para ‘Marizinha bebendo água’. Ganhou do pai um laptop pra usar enquanto estiver no banheiro, mas nunca tem coragem de colocar o nick ‘Marizinha matriculando o moleque na natação’.

‘ < . ººº< . ººº< / @ || e $ $ ! || |-| @ >ªªª . >ªªª >’ acabou de entrar. Essa aí acha que seu nome é o Código da Vinci pronto a ser decodificado. Cuidado ao conversar: ela pode dizer ‘q vc eh mtu déixxx, q gosta di vc mtuXXX, ti mandá um bjuXX’.

‘Galinha que persegue pato morre afogada’ acabou de entrar. Essa ai tomou um zig e está doida pra dar uma coça na piriguete que tá dando em cima do seu ex. Quando está de bem com a vida, costuma usar outros nicks-provérbios de Dalai Lama, Lair de Souza e cia.

‘VENDO ingressos para a Chopada, Camarote Vivo Festival de Verão, ABADÁ DO EVA, Bonfim Light, bate-volta da vaquejada de Serrinha e LP’ acabou de entrar. Essa pessoa está desesperada pra ganhar um dinheiro extra e acha que a janelinha de 200 x 115 pixels que sobe no meu computador é espaço publicitário.

‘Me pegue pelos cabelos, sinta meu cheiro, me jogue pelo ar, me leve pro seu banheiro…’ acabou de entrar. Sempre usa um provérbio, trecho de música ou nick sedutores. Adora usar trechos de funk ou pagode com duplo sentido. Está há 6 meses sem dar um tapa na macaca e está doida prá arrumar alguém pra fazer o servicinho.

‘Danny Bananinha’ acabou de entrar. Quer de qualquer jeito emplacar um apelido para si própria, mas todos insistem em lhe chamar de Melecão, sua alcunha de escola. Adora se comparar a celebridades gostosas, botar fotos tiradas por si mesma no espelho com os peitos saindo da blusa rosa. Quer ser famosa. Mas não chegará nem a figurante do Linha Direta.

Bom é isso, se quiserem escrever alguma mensagem, declaração ou qualquer coisa do tipo, tem o campo certo em opções ‘digitem uma mensagem pessoal para que seus contatos a vejam’ ou melhor, fica bem embaixo do campo do nome!! Vamos facilitar!!!!

***************************************************************************************************************************************

Esse texto é de um dos melhores cronistas da atualidade, Arnaldo Jabor. Sim, aquele carinha que fala nos jornais da Globo e tem o cabelo igual ao do Krusty, dos Simpsons.

Ele conseguiu expôr o que nós todos pensamos, ao falar dos famosos “malas” do MSN!

E aí, concordam?

sábado, 26 de junho de 2010

Floresta dos Guarás

Elenco agradecendo o público presente. Fim de espetáculo!!!
Todos seguindo a Garça; vamos passarada!!!
Os Guarás tentando ajudar a Gaivota a sair do atoleiro de petróleo.
A Garça é seguida pelos outros pássaros...
A Garça no meio do lixão; o manguezal já não é mais o mesmo...!
Ruy Sena não gosta de tirar foto, e daí? E daí, que o elenco todo foi até ele e acabou tirando foto com todo mundo...
O Elenco da Floresta dos Guarás todo reunido!
Claudina Silva (Jaguatirica).
Jr. Morgado (Sarinho) e Djara Leticia (Baratinha).
Passarada
A criançada participa também do espetáculo!
Pombo sem casa(Eu, Ronald Sá) e os Guarás. O pombo tenta ajudar seus amigos guarás.
Os Guarás perdido na cidade (Sarinho; Jr. Morgado e Sarão; Carlos Henrique).
Os Guarás e Garça em festa...
Cena da primeira coreografia dos Guarás com a Garça!
Clissia Sena (de novo, pra variar) e Djara Machado (no papel da Baratinha).
Arlete Máximo (Guará)e Clissia Sena.

Oficinas, bastidores, coisas etc e tal..!!!

Grandes artistas em mais um processo cênico.
Geanne (tira esse dedinho), Djara e Arlete.
Djara exibindo os materiais cênicos que acabamos de fazer.
Gaivota, últimos retoques...
Esse de costa aí, sou eu! Colocando a mão na massa, ou melhor no boneco.
Garça, urubu e guará.
Gaivota, barata, guará, urubu e garça.
Guará em fase de acabamento. (feito de isopor, jornal, cola e chapéu de palha)

sábado, 19 de junho de 2010

+ Novas Fotos Via Sacra 2010 "Uma Escola de Arte"

Jesus no meio do povo, a comunidade também participa do espetáculo!
Cena da Entrada de Jerusalém, Jesus é recebido pelo povo, com muita alegria e dança afro.
Artistas do CCN-MA (Centro de Cultura Negra do Maranhão), que mais uma vez marcam presença na Via Sacra.
A galera toda se preparando para o espetáculo!


Novas Fotos Via Sacra 2010 "Uma Escola de Arte"

Figurantes do povo, que sempre participam do nosso espetáculo!
O Ator Jorge Smith, preparando-se para mais uma Via Sacra.
Alguns dos 12 discípulos; todos moradores da comunidade do Anjo da Guarda.
Os atores Remato Porto (de amarelo) e Edi Ramalho. Cena do possuído, no Templo.


A jovem atriz Luanna de Oliveira, no papel da Verônica, que limpa o rosto de Jesus, cantando emocionamente... Linda cena!